Profissionais discutem novos regramentos da DUIMP em encontro da ANVISA e SINDASP
São Paulo – A ANVISA, com a curadoria do SINDASP, reuniu representantes do setor regulado e especialistas em comércio exterior nos dias 28 e 29 de agosto, em São Paulo, para debater os impactos da Declaração Única de Importação (DUIMP) no Novo Processo de Importação (NPI).
Durante dois dias, especialistas da Gerência de Controle Sanitário em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GCPAF/ANVISA) apresentaram análises técnicas e estudos de caso sobre os novos procedimentos de anuência. Entre os temas discutidos estiveram remessas expressas e postais, dispositivos médicos, medicamentos e substâncias controladas, alimentos, cosméticos, saneantes e recintos armazenadores.
O encontro também contou com a presença de entidades como ABEPRA, ABIA, ABIFINA, ABIFRA, ABIHPEC, ABIMED, ABIMO, ABOL, ABRAEC, ABRAIDI, ABTRA, AMECOMEX, ASSOCIQUIM/SINCOQUIM, Grupo FarmaBrasil e SINDUSFARMA, reforçando a cooperação entre órgãos anuentes e setor privado.
A programação foi encerrada com uma sessão de perguntas e respostas, que aprofundou o debate sobre a DUIMP, cuja expansão passará a abranger praticamente todas as modalidades de importação a partir de outubro de 2025.
As apresentações da ANVISA estão disponíveis em:
https://drive.google.com/drive/folders/19a361BlVl6L-9FIATdsTOnmxB30P3M_L
As fotos oficiais do evento podem ser acessadas em:
https://drive.google.com/drive/folders/1MtkHtYC3yg4KcuARaeahhUONMSkWGCR0?usp=sharing